
João 8:1–11
Quando os outros apontam o dedo
João, capítulo oito, versículos um a onze, mostra uma mulher exposta diante de todos, uma pergunta que vira o jogo e uma frase que a deixa em pé
Ouça este ensinamento
Narração completa
Algumas vergonhas são nossas. Outras são colocadas em nós. A foto que circulou sem permissão, o comentário na internet que virou assunto, a fofoca que todo mundo repete, o erro antigo que alguém insiste em lembrar. Quando a exposição vem dos outros, a vergonha vem junto com a raiva, o medo e a sensação de não ter onde se esconder. Nesta cena do evangelho, uma mulher é colocada no meio de todos, e o que acontece ali tem muito a dizer sobre quem acusa, sobre quem é acusado e sobre quem fica de pé.
A Palavra de Deus
Romanos, capítulo oito, versículo um, em paráfrase editorial:
Agora, portanto, nenhuma condenação existe para os que estão em Cristo Jesus.
Romanos 8:1 · paráfrase editorial
É uma das frases mais ousadas do Novo Testamento. Ela não nega o erro, afirma que a condenação não tem a última palavra.
A mulher no meio
O relato está no evangelho de João. Jesus tinha passado a noite no monte das Oliveiras e, de manhã cedo, voltou ao templo. O povo se reuniu em volta dele, e ele se sentou para ensinar.
Então os escribas e os fariseus trouxeram uma mulher que, diziam eles, tinha sido apanhada em adultério. Colocaram-na no meio, diante de todos, e disseram a Jesus: Mestre, esta mulher foi pega no ato. A lei de Moisés manda apedrejar mulheres assim. E você, o que diz?
O texto explica a intenção: diziam isso para pô-lo à prova, para ter do que acusá-lo. Se ele mandasse apedrejar, contrariava o seu modo de tratar as pessoas. Se dissesse para soltá-la, parecia desprezar a lei. A mulher era a isca de uma armadilha.
Jesus não respondeu de imediato. Abaixou-se e começou a escrever no chão com o dedo. Como eles insistiam, levantou-se e disse: aquele de vocês que estiver sem pecado, que atire a primeira pedra. E tornou a se abaixar, escrevendo no chão.
Ao ouvir isso, os acusadores foram saindo, um a um, começando pelos mais velhos, até que ficaram só Jesus e a mulher, ainda no meio. Jesus levantou-se e perguntou: mulher, onde estão os que a acusavam? Ninguém a condenou? Ela respondeu: ninguém, Senhor. E Jesus disse: nem eu a condeno. Vá e não peque mais.
Repare em quatro detalhes. A mulher foi tratada como um caso, e não como uma pessoa. O outro envolvido no ato não aparece no relato. Jesus mudou o foco: em vez de olhar só para ela, fez os acusadores olharem para si. E, quando todos saíram, ele se dirigiu a ela com uma pergunta, e depois com uma frase que a tira da condenação e a convida a seguir adiante.
A cena trata do modo como Jesus lida com a lei, a acusação e a misericórdia. Ela não é uma defesa do erro nem uma regra para minimizar o que fere outras pessoas. Aplicá-la à vergonha de quem é exposto hoje é uma aplicação para a nossa vida, não o assunto original do relato.
Compreendendo o ensinamento
A cena ajuda a reconhecer a vergonha que vem de fora. Quem é exposto costuma ouvir uma mistura de verdades, exageros e julgamentos. Pior, passa a se ver pelos olhos dos que apontam. O relato mostra outro olhar: o de Jesus, que não discute o caso na frente de todos, que se abaixa, que muda o foco e que fala com ela, a sós, quando a multidão se dispersa.
Hoje, esse tipo de exposição tem muitas formas. Vazamento de imagens e mensagens, cancelamento nas redes, grupos de conversa que espalham notícias, comentários sobre o corpo, a aparência, o passado, a família. A pessoa pode ter errado, pode não ter feito nada, ou pode ter sido vítima. Nenhuma dessas situações justifica humilhação pública.
Se você é quem foi exposto, algumas ideias. Primeiro, procure alguém de confiança, antes de reagir no calor. Segundo, guarde provas do que foi publicado e procure orientação: em muitos casos, a exposição de imagens íntimas ou a humilhação em rede é crime, e há como denunciar e pedir a retirada do conteúdo. Terceiro, cuide de si: a vergonha pesa no sono, no corpo e nas relações. Quarto, lembre que o que os outros dizem de você não define o que você é.
Se você foi vítima de violência, abuso ou perseguição, a vergonha não é sua. Ela pertence a quem agrediu. Procure ajuda: o Disque cem recebe denúncias de violações de direitos humanos, o Ligue cento e oitenta atende mulheres em situação de violência, e o cento e noventa chama a polícia em caso de risco. Se a dor vier com pensamentos de desistir da vida, o Centro de Valorização da Vida atende gratuitamente, a qualquer hora, pelo telefone cento e oitenta e oito.
Se você é quem aponta o dedo, a cena também fala com você. Antes de repetir, curtir ou compartilhar a vergonha de alguém, vale perguntar: eu tenho o direito de atirar essa pedra? E, se alguém realmente errou, existe um caminho que não passa pela humilhação.
Em Isaías, capítulo cinquenta e quatro, versículo quatro, o profeta diz, em paráfrase editorial: não tenha medo, você não será envergonhada. É uma promessa de restauração dirigida a quem se sentia abandonado, e não uma garantia de que ninguém vai criticar você.
Quando os outros apontam o dedo
Comece protegendo-se. Se a exposição está acontecendo agora, guarde as provas, peça a remoção do conteúdo, silencie ou bloqueie quem insiste, e procure orientação jurídica ou policial se for o caso. Fale com alguém de confiança antes de responder publicamente.
Depois, cuide do que ficou por dentro. Repita para si: o que os outros disseram não é a minha identidade. Se você errou de verdade, pense no que pode reconhecer e reparar, sem se submeter à humilhação. Se não errou, ou se foi vítima, deixe a vergonha com quem a causou. Procure acompanhamento psicológico, que ajuda muito nesse processo.
Perguntas para refletir
Que vergonha eu carrego que na verdade pertence a quem me expôs? Quais vozes de fora eu venho repetindo dentro de mim? Quem pode me acompanhar agora? Em que momento eu mesmo já apontei o dedo para alguém?
Um passo para hoje
Escolha uma pessoa de confiança e conte o que aconteceu, sem se justificar. Se houver exposição digital, guarde as provas e procure orientação. Escreva uma frase que comece com “o que disseram de mim não é”. Depois, leve tudo a Deus, em oração.
Momento de oração
Faça uma pausa diante de Deus. Perceba o aperto de ter sido olhado e julgado. Respire fundo e solte o ar devagar. Imagine que o barulho em volta diminui, que os acusadores se afastam e que alguém te olha nos olhos e pergunta, com calma: onde estão os que te acusavam? Fique alguns instantes em silêncio.
Você pode falar com Deus com suas próprias palavras. Se desejar, use esta oração como sugestão:
Senhor, eu fui exposto e me sinto sem lugar para me esconder. As vozes dos outros ecoam dentro de mim. Tu conheces a verdade inteira, o que é meu e o que não é. Segura-me de pé.
Livra-me da vergonha que pertence a quem me feriu. Dá-me coragem para pedir ajuda, para me proteger e para reconhecer o que for meu. Cura a minha imagem de mim mesmo. E guarda-me de ser, um dia, quem aponta o dedo. Agradeço-te porque tu não me deixas sozinho no meio da praça. Amém.
Continue sua jornada
Leia João, capítulo oito, versículos um a onze, na íntegra. Depois, leia Romanos, capítulo oito, versículos um a quatro, e Isaías, capítulo cinquenta e quatro, versículos quatro a oito, para ver como a Bíblia fala de quem foi envergonhado e é acolhido.
Sobre as citações bíblicas: as passagens citadas foram apresentadas em paráfrase editorial, conferida quanto ao sentido com edições de Almeida (João 8, Romanos 8, Isaías 54). O relato bíblico foi recontado em palavras próprias; o que o texto imagina ou interpreta está sinalizado ao longo da reflexão. O episódio de João 7:53–8:11 não consta nos manuscritos mais antigos do Evangelho e aparece em posições diferentes em outras cópias.